sexta-feira, 27 de abril de 2007

Perguntas e aprendizagens

1) As perguntas que nortearam o trabalho:

O que são e quais as principais tecnologias assistivas mais conhecidas no atendimento dos portadores de necessidades educativas especiais?

Estas continuam dúvidas minhas:
Qual é o embasamento para promover a acomodação de crianças com necessidades especiais em classes comuns de alunos sem uma equipe de apoio bem preparada para promover o atendimento especial?
Vejo que as tecnologias assistivas existem como recurso para atendimento as pessoas com necessidades especiais mas como poderão ser inseridas num contexto educacional escolar?

Ou que estrutura poderá ser criada para esse fenômeno da aprendizagem ocorrer em todos os recantos desse imenso planeta de seres humanos todos especiais.

Serão as tecnologias acessórios para complementar as nossas deficiências?

2) As aprendizagens mais significativas relacionadas às necessidades especiais e às tecnologias.
Ambas são partes fundamentais dessa tarefa.

Descobertas:
Teófilo Alves Galvão Filho
www.galvaofilho.net
teofilo@infoesp.net

Definição TA:

Tecnologia Assistiva (TA) é qualquer produto, instrumento, estratégia, serviço e prática, utilizado por pessoas com deficiência e pessoas idosas, especialmente produzido ou geralmente disponível para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos. (ISO 9999)

Considero uma descoberta importante o fato de haver incentivo para o aperfeiçoamento e a criação de tecnologias assistivas.

Assisti ao filme: “Meu Pé Esquerdo” que é apresentado como referência sobre superdotados e que mostra um superdotado mental com deficiência física mas que supera as suas dificuldades, é inserido socialmente e principalmente: a mãe acredita nele e estimula suas tentativas de comunicação escrita e que tem um canal de comunicação e de afeto muito bem estruturado enquanto o pai é rude e problemático. Recomendo que assistam.

Investimento nos talentos. Responsabilidade de todos.

Os superdotados estão por toda parte, nas diferentes classes sociais, espalhados por várias regiões. É preciso identificá-los e propiciar-lhes oportunidades de desenvolver seus potenciais. Reconhecer a criança com altas habilidades é um desafio que se impõe a todos.
O Conselho Brasileiro para Superdotação é uma organização não-governamental que trabalha, desde 2003, com estratégias voltadas para a formulação de políticas públicas focadas na valorização de pessoas com altas habilidades. O Conselho realiza suas atividades atuais em parceria com o Laboratório de Psicogênese do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
As pessoas que marcaram a história por suas contribuições ao conhecimento e à cultura não são lembradas pelas notas que obtiveram na escola ou pela quantidade de informações que conseguiam memorizar, mas sim pela qualidade de suas produções criativas, expressas em concertos, ensaios, filmes, descobertas científicas, etc. [Renzulli & Reis, 1985]

2 comentários:

GELSI disse...

Eloice!
Excelentes colocações.Entendo que se todos os professores tivessem acesso as tecnologias assistivas, poderiam, quando, em sua sala de aula ou em sua escola, for necessário atender alunos com PNEEs, tomar atitudes mais corretas e efetivas para sua real inclusão e aprendizagem.Abraços.Gelsi.

Fátima disse...

Colega Gelsi e colegas
As reflexões feitas neste blog nos levam a ter um primeiro cuidado que se deve ter para viabilizar este processo de integração das pessoas com necessidades especiais, a procurar trabalhar na dimensão de uma organização que se preocupe em garantir a satisfação do envolvimento, porque sem prazer ninguém se envolve efetivamente. O companheirismo, a ética esta que implica na relação interpessoal, dialógica e solidária. Engajadas nos princípios de uma educação construtivista que possamos possibilitar o trabalho coletivo alcançado através do esforço democrático e criativo, em que as atribuições de cada segmento escolar são claramente compreendidas por todos porque todos vão compreendendo o sentido prazeroso de se construir juntos uma escola pública democrática e de qualidade e para todos realmente.